contato@atelierdoce.com.brthabotella9h às 18h
Informações de Contato
contato@atelierdoce.com.brthabotella9h às 18h

Batata Rösti

Batata Rösti

Vou dando adeus à cozinha da mamãe fazendo algumas coisas gostosas para fechar com chave de ouro essa temporada que morei aqui. Por quê? Porque eu vou me casar! Sim!! A data está marcada: 03/11/2012. Estou muito feliz, ansiosa e com um friozinho na barriga (que é uma delícia!). A vida vai mudar muito, vou morar longe da família (Florianópolis-SC), começar meu atelier novamente em outra cidade, vida de casada, tarefas domésticas, daqui a pouco vêm os filhos, enfim, muita mudança em pouco tempo. Mas era exatamente disso que eu precisava!

Sozinha mais uma vez no final de semana (ainda bem que isso vai acabar!), resolvi me aventurar fazendo um prato que eu acho uma delícia e que é bem simples de ser feito: a batata rösti ou batata suíça. Originalmente, na Suíça, ela é feita apenas com batatas. Mas nós, brasileiros, não satisfeitos, resolvemos incrementar com recheios dos mais variados tipos. O ingrediente-base é a batata ralada. Na minha usei como recheio tomate picadinho, mussarela e orégano, que era o que tinha na geladeira (que está bem pobre porque meus pais estão viajando), e ficou uma delícia!

Então, chega de tralalá que vocês já devem estar com água na boca.

Ingredientes:

4 batatas asterix* médias descascadas

Modo de preparo:

Coloque as batatas inteiras, descascadas, em uma panela com água e sal à gosto. Depois que abrir fervura conte 10 minutos e desligue. A batata deve estar “al dente”. Deixe descansar até que esfrie por completo. Rale a batata (note que não deve virar purê na sua mão, nem tampouco fazer barulho de crua conforme você rala) e reserve. Prepare o recheio que queira usar.

Em uma frigideira pequena e fundinha (como a da foto), coloque um fio de óleo para cobrir o fundo com uma camada fina. Acrescente uma camada generosa de batata ralada, que cubra o fundo e faça uma base boa para que o recheio não escorra para o fundo da frigideira. Coloque o recheio de sua preferência. Cubra com o restante da batata ralada. Utilize fogo alto. Quando perceber que já está dourado o lado de baixo, vire (pode utilizar outra frigideira para ajudar nesse processo). Acrescente mais um fio de óleo e doure o outro lado. Vá mudando de lado até estar totalmente dourado e crocante. Sirva com uma salada verde e cenoura crua ralada.

foto (22)

*batatas de casca rosada, são mais sequinhas portanto ficam mais crocantes. São excelentes para fritar!

Esta publicação foi escrita por Atelier Doce

5 comentários:

Paloma Souza29 de setembro de 2012em8:52Responder

Parabéns por sua nova jornada.!!!!
Sua receitinha é simples e saborosa,vou tentar…kkk
Bjos…♥

Thais Botella12 de dezembro de 2012em16:47Responder

Obrigada, Paloma! Tenta sim e depois me conta o resultado, ta?
bjos

Bianca Beck19 de outubro de 2012em11:05Responder

Thaís,

Estou TÃO feliz por vocês. Será maravilhoso tê-la em nossa ala!

Estou amando o seu blog. Na verdade, o Eber ama mais do que eu. Por mais que ele não fale, percebo que fica maravilhado quando faço um prato diferente. haha

Vou fazer esta receita no final de semana!!

Beijos!

Graciela Botella2 de novembro de 2012em8:43Responder

Ai que delícia Thaís! Comi uma rosti em Porto Alegre. O pior foi que seu pai chegou bem nessa hora e me pegou pra variar COMENDO! pra ficar bonito, ofereci dividir, pois ele não tinha almoçado, mas ele falou que não tinha muita fome. Estava razoável, mas tenho certeza de que esta ficou muito melhor.

Jose Pereira Bezerra3 de novembro de 2012em12:37Responder

Thais
Parabéns pelo casamento, que Deus em sua infinita bondade abençoe sua união e que sejam felizes para sempre.
Adorei suas receitas.
Vou ficar torcendo para um dia você postar uma de pão de mel.
Sou amigo da sua tia Grace e de seus primos.
Pereira

Menu